5ª Região Militar está com 8 editais de processos seletivos abertos

Publicado em 22 de agosto de 2019

Compartilhe!

O Exército Brasileiro está com processos seletivos abertos para o Comando da 5ª Região Militar com sede em Curitiba (PR). As seleções visam o preenchimento de cargos temporários de sargentos e oficiais em diversas especialidades.

No total, para a função de sargentos técnicos são oferecidas chances para mais de 40 áreas de conhecimento, dentre elas para mecânico e cozinheiro. Já as vagas de nível superior abrangem cursos nas áreas de Medicina, Administração, Jornalismo, Enfermagem, Direito, Engenharias, entre outros. As remunerações variam conforme a carreira, sendo de R$8.321,67 para oficiais técnicos temporários, já para sargentos técnicos temporários a remuneração bruta é de R$4.437.

Inscrições concurso Exército  Os interessados na seleção devem se inscrever até o dia 9 de setembro. O cadastro deve ser feito no site do 5º Comando,  a inscrição é gratuita. O certame disponibiliza vagas para ambos os sexos. 

O período de serviço pode ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 5ª RM, até o tempo máximo de oito anos. Os aprovados serão lotados em uma das organizações militares do Grande Comando Militar, nos estados do Paraná e Santa Catarina.

O processo seletivo será composto de oito fases, que podem variar de acordo com o cargo em disputa. Inicialmente, será feita uma análise curricular. O processo ocorrerá entre os dias 12 de agosto e 17 de outubro. A comprovação de informações será feita por documentos anexados ao formulário de inscrição.

Haverá provas práticas para alguns cargos, como os de mecânico e cozinheiro. Esta etapa ocorrerá entre os dias 4 a 5 de novembro. Outra etapa, específica para o Magistério Superior, será um teste escrito. Ele terá 40 questões e será aplicado entre os dias 4 e 8 de novembro.

Também ocorrerá um teste didático entre os dias 18 e 22 de novembro. Após essas etapas haverá a comprovação de títulos. Ela ocorrerá entre 2 e 13 de dezembro. Além dessas etapas de avaliação, haverão entrevistas com os candidatos, exame de aptidão física e inspeção de saúde.