A Marinha publicou o edital para Praças da Armada

Publicado em 31 de maio de 2019

Compartilhe!

A Marinha do Brasil abriu um novo concurso para ingresso o quadro técnico do Corpo de Praças da Armada (CP-QTPA/2019). O intuito é preparar e capacitar os aprovados para atuarem na operação e manutenção de submarinos e instalações nucleares da Marinha. O certame oferece 30 vagas para terceiro-sargento. Dessas, 14 são para a área técnica de Eletrônica e 16 para Mecânica. O vencimento inicial fica em R$ 3.825,00.

Os pré-requisitos para investidura na carreira são:

Inscrições para o concurso Corpo da Armada Marinha – O prazo de inscrições começa nesta quinta-feira, 30. Interessados podem registrar a candidatura até 11 de julho de 2019, por meio do site de ingresso da Marinha ou podem ser realizadas presencialmente, em uma das Organizações Responsáveis pela Execução Local (OREL). Valor de R$ 74,00 será cobrado como taxa de participação.

Inscritos no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal e membros de famílias de baixa renda poderão solicitar isenção do pagamento da taxa. As solicitações serão aceitas de 30 de maio a 8 de julho, conforme procedimentos expressos em edital.

Etapas concurso Corpo da Armada Marinha  O certame para praças da Marinha será realizado por meio das etapas de seleção inicial, constituída por prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais, redação e eventos complementares.

O exame objetivo será composto por 50 questões de múltipla escolha a respeito do conteúdo programático abaixo:

Eletroeletrônica: Circuitos Elétricos, Eletromagnetismo, Medidas Elétricas, Automação e Instrumentação Industrial, Máquinas Elétricas, Instalações Elétricas, Eletrônica e Eletrônica Digital.

Mecânica: Matemática, Desenho Mecânico, Metrologia, Ciência dos Materiais, Ensaios de Materiais, Processos de Fabricação, Mecânica Técnica, Resistência dos Materiais, Elementos de Máquinas, Sistemas Fluido-Mecânicos, Sistemas Óleo-Hidráulicos, Máquinas Térmicas e Refrigeração, Lubrificação e Eletricidade Básica.

A prova será aplicada na segunda quinzena de setembro, em data a ser divulgada pela Marinha. Aprovados em todas as fases da primeira etapa serão convocados para o período de adaptação do Curso de Formação de Sargentos, que constitui a segunda etapa de avaliação do certame.

O curso será realizado no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro. O início do curso está previsto para 1º de junho de 2020. Em seu decorrer, será avaliado na prática a adaptação do candidato, bem como seu interesse pela carreira. Além disso, durante esse período os alunos receberão instruções iniciais sobre a doutrina militar e sobre o curso. Ademais, serão submetidos a atividades compatíveis com a rotina militar.