ATENÇÃO! O Comando do Exército divulga 98 vagas para o IME

Publicado em 15 de julho de 2019

Compartilhe!

O Comando do Exército divulgou no Diário Oficial da União dois editais de concursos para preenchimento de 98 vagas para ingresso nos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa e Formação de Oficiais da Reserva do quadro de Engenheiros Militares do Instituto Militar de Engenharia (IME). Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 18 de julho e 22 de agosto de 2019, no site oficial do Instituto Militar, o valor de R$100,00 será cobrado como taxa de inscrição.

Estão sendo oferecidas 71 vagas para Oficiais da Ativa do quadro de Engenheiros Militares, e 27 vagas para admissão no Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva. O salário de um oficial subalterno está fixado no valor de R$ 8.245,00.

O concurso será composto pelas seguintes etapas: 

O curso de formação tem duração de cinco anos, destinado aos brasileiros que tenham concluído o ensino médio, e tem como objetivo a formação do oficial e a graduação do engenheiro militar para o exercício dos cargos da Engenharia Militar de oficial subalterno e oficial intermediário, conforme o disposto na legislação federal vigente. O IME oferece cursos de graduação nas áreas de:

Provas A Prova objetiva contará com 40 questões, e está prevista para ser aplicada no dia 15 de outubro de 2019. A segunda fase do concurso vai contar com cinco provas discursivas das matérias específicas (matemática, física, química, português e inglês), de caráter eliminatório e classificatório. A redação terá caráter apenas eliminatório. 

O exame discursivo de matemática será realizado no dia 28 de outubro. A prova discursiva de física vai acontecer no dia 29 de outubro, enquanto a prova discursiva de química vai se aplicada no dia 30 de outubro. Por fim, a prova de português e inglês será aplicada no dia 31 de outubro deste ano.

As provas serão aplicadas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo, Teresina e Vila Velha.

A validade do concurso vai compreender o período entre a data de publicação do respectivo edital de homologação do resultado até sessenta dias após a data limite prevista para a matrícula no IME.