Concurso IBGE: Mais 234 mil vagas temporárias autorizadas!

Publicado em 16 de maio de 2019

Compartilhe!

O Instituto Brasileiro Geografia e Estáticas (IBGE) realizará um concurso público com aproximadamente 234.416 mil vagas temporárias. Dessas vagas, cerca de 196 mil serão para o cargo de recenseador, cuja escolaridade mínima exigida é ensino fundamental. A data e locais das provas ainda não foram definidas.

As vagas para nível médio são: Coordenador Censitário da Subárea 1 (600 vagas); Coordenador Censitário da Subárea 2 (850 vagas); Agente Censitário Operacional (1.760 vagas); Agente Censitário Municipal (6.100 vagas); Agente Censitário Supervisor (23.578 vagas); Supervisor – call center (quatro vagas); Codificador Censitário (120 vagas); Supervisor PA (1.304 vagas); Recenseador PA (4.100 vagas). A remuneração prevista varia de 2 mil até 4 mil reais.

De maneira geral, o IBGE prevê a contratação de 2.859 funcionários até o próximo ano.

Para as funções de Agente Censitário Operacional e Coordenador Censitário de Subárea, a prova objetiva será realizada, simultaneamente, nos 1.091 municípios com vaga. O candidato poderá escolher o município onde irá realizar a prova, podendo ser município diverso do local da vaga a que concorre. Para as funções de Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador a prova será realizada apenas no município de Poços de Caldas-MG.

A contratação da banca foi realizada por dispensa de licitação, cuja ratificação foi publicada no Diário Oficial da União. A publicação do edital dos dois processos seletivos ainda depende da publicação do extrato do contrato com a banca.

O prazo máximo para a publicação dos editais se encerra em setembro de 2019, segundo determinação contida na portaria expedida pelo Ministério da Economia que autorizou o provimento de cargos, datada de 25 de março.

Autorizadas 400 vagas para Analista Censitário – No dia 30 de abril de 2019 foi divulgada uma portaria que autoriza a realização de um novo concurso IBGE. O documento confirma que o concurso ofertará 400 vagas para o cargo de Analista Censitário. A expectativa do órgão é que os candidatos sejam contratados até setembro para que iniciem as etapas de planejamento, acompanhamento e suporte especializado ao Censo Demográfico 2020.

209 vagas autorizadas para Censo Experimental – O IBGE possui autorização para realizar um concurso com a oferta de 209 vagas e inclusive, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE) já foi contratado para organizar este certame.