Concurso PM SC: 1000 vagas autorizadas para Soldados

Publicado em 16 de maio de 2019

Compartilhe!

A Polícia Militar do Estado de Santa Catarina teve 1000 vagas para o cargo de Soldado da PM, sendo 900 para o sexo masculino e 100 para o sexo feminino, autorizadas para um novo concurso público. Instituto Carlos Augusto Bittencourt (INCAB) será a banca organizadora do concurso. Vale ressaltar que é a segunda tentativa de licitação realizada pela PM de Santa Catarina para escolher a banca do novo concurso. No primeiro processo realizado, nenhuma das empresas participantes atendeu aos requisitos necessários para a contratação.

Segundo informações do projeto básico do concurso da PM-SC, uma das etapas de avaliação dos candidatos será uma prova objetiva de caráter eliminatório. A prova objetiva irá contar com 58 questões de Língua Portuguesa (10 questões), Raciocínio Lógico (8 questões), Informática (8 questões), Noções de Direito Constitucional (8 questões), Direito Penal Comum (8 questões), Direito Processual Penal Comum (8 questões), Legislação Institucional (8 questões) e Redação.

O professor de Direito, Huarlei Oliveira Augusto, diz que é imprescindível que o aluno se atente ao edital e é recomendado que o candidato procurasse questões, especialmente questões da banca, sobre as matérias que caíram na prova, antes mesmo de estudar para que ela tenha uma noção maior de quais pontos deve pegar mais pesado em seus estudos e onde deverá apenas revisar. Mesmo que a pessoa saiba o conteúdo, é essencial que o candidato revise todo conteúdo, pois pode cair de uma diferente.

“Após a revisão de matérias, vem o primeiro passo, que é quando ela tem que se inteirar da Lei Seca. A Lei Seca, nesse caso, é o próprio código penal, que seria a Legislação Penal Especial, Legislação Penal Extravagante – Tráfico, Maria da Penha, Terrorismo, dentro outros. É necessário se atentem a isso, pois pode estar no edital como Direito Penal ou em matérias separadas, que seria Legislação Penal Extravagante.” Fala o professor. “Além de necessário que o candidato possua um código penal atualizado, recomenda-se que a pessoa adquira um vade mecum, por possuir todo o Direito Constitucional, Leis Extravagantes, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar.” 

“O segundo passo é o candidato ver em qual modalidade de estudo ele de familiariza mais. Seja por livro ou vídeo-aula. A vídeo-aula é o mais recomendado para as pessoas não tiveram contato com Direito Penal, para que a pessoa se familiarize com a matéria e aprenda com uma maior facilidade.” Conclui o professor de Direito.

O aluno-soldado exercerá atividades acadêmicas, em regime de dedicação integral. Serão realizadas atividades internas e externas de serviço de policiamento, vinculadas à sua formação policial, durante todo o período de duração do curso de formação, conforme legislação subsidiária, o regulamento da PM/SC e da instituição de ensino onde se encontra matriculado. O salário inicial é de R$ 4.000,00.

Os principais requisitos para o cargo de Soldado da Polícia Militar de Santa Catarina são:

As provas serão aplicadas em 12 cidades do estado, sendo: Balneário Camboriú, Blumenau, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.