Concursos da Polícia Civil do Distrito Federal podem ter mais de 1800 vagas.

Publicado em 30 de maio de 2019

Compartilhe!

O ano de 2019 está cheio de concursos de segurança, já contando com mais de 1800 vagas apenas para a Polícia Civil do Distrito Federal. As vagas serão para nível superior, para os cargos de escrivão e agente.

O diretor-geral da corporação, Robson Cândido, informou que o edital será publicado até julho. De acordo com o diretor, a liberação do edital aguarda análise da procuradoria, por isso, a previsão é que a publicação ocorra no mês de julho. Embora a quantidade de vagas seja expressiva, não será suficiente para suprir o atual déficit da corporação, que atualmente é de 3.568 cargos, de acordo com o Portal da Transparência.

O edital para o cargo de escrivão deve sair antecipadamente, visto que a organização para a seleção dos candidatos para esse cargo está mais adiantada. Segundo a Divisão de Comunicação da Polícia Civil do Distrito Federal, o certame para a seleção de escrivão se encontra na fase de contratação da banca organizadora.

Em relação ao edital para agente, o processo ainda não tramitou pela Divisão de Gestão de Concursos responsável que pode conceder mais informações. Assim sendo, o edital segue em fase de autorização. Somente após a autorização será possível iniciar o processo de escolha da banca organizadora.

Interessados em concorrer às vagas de agente e escrivão devem ter ensino superior em qualquer área de formação. Aprovados entrarão na PC DF na terceira classe, com ganhos de R$ 8.698,78. Na classe especial, topo da carreira, os vencimentos são de R$ 13.751,51.

No último concurso, cujo edital foi publicado em 2013 os participantes foram classificados por meio de sete etapas:

Na prova objetiva, os candidatos tiveram que resolver questões das seguintes matérias:

Escrivão: Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Noções de Administração e Noções de Estatística.

Agente: Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Atualidades, Língua Portuguesa, Noções de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Legislação Específica e Legislação Penal Extravagante.