Editais da Polícia Civil do Rio de Janeiro são confirmados para o mês de Julho

Publicado em 31 de maio de 2019

Compartilhe!

É esperado que os editais para o novo concurso público para a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC RJ) sejam publicados até julho. O prazo estabelecido foi confirmado pela Assessoria de Imprensa da Polícia. Além disso, há uma expectativa para que sejam abertos cerca de mil vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade.

Entre as vagas esperadas, estão cinco autorizadas para o concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Cada um dos cargos possuirá um edital com as informações acerca de quantidade de vagas e salário inicial. Os cargos previstos são:

De acordo com o secretário da Polícia Civil-RJ, o delegado Marcus Vinícius Braga, é possível que o primeiro edital a ser liberado seja para a carreira de delegado de polícia. Em seguida, deverá ser divulgado o edital para Inspetor.

Ainda de acordo com o secretário, o déficit de 15 mil policiais foi o principal motivo para a autorização do novo concurso público pelo governador Wilson Witzel. Algumas funções, como delegado, não possuem novos concursos para a efetivação de servidores há seis anos.

Concurso para Delegado – O primeiro edital a ser publicado deve ser para o cargo de delegado, devido aos seus preparativos estarem mais adiantados. De acordo com a banca organizadora, a expectativa é que o edital seja liberado no início do segundo semestre.

Já para os demais cargos, cada um terá seu edital individual, de modo a explicar claramente os pré-requisitos necessários e as etapas do certame. De acordo com a Academia de Polícia Sylvio Terra (ACADEPOL), os editais deverão ser lançados no prazo de até 45 dias após a contratação da banca. Atualmente, o concurso está em fase de escolha da banca organizadora. Cerca de oito instituições já enviaram suas propostas com os valores cobrados para realizar as inscrições e aplicar as provas do certame.