Edital da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante tem 180 vagas abertas para nível médio

Publicado em 28 de maio de 2019

Compartilhe!

Foi publicado hoje, no Diário Oficial da União, o edital do processo seletivo para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). A escolaridade mínima exigida é ensino médio completo. O edital tem oferta de 180 vagas. Destas, 100 são para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro. As outras 80 são para o Centro de Instrução Braz de Aguiar (CIABA), em Belém.

Além da escolaridade, outros pré-requisitos para participar da seleção são:

Após matrícula na EFOMM, o aluno terá soldo mensal de R$ 1.176,00, de acordo com a Lei de Remuneração dos Militares para Aluno de Órgão de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha.

Inscrições – O prazo de inscrições começa nesta quinta-feira, 30. Interessados têm até 16 de junho para acessar o site da Marinha e registrar a candidatura. Valor de R$ 68,00 será cobrado como taxa de inscrição. O boleto deverá ser quitado até 17 de junho, em qualquer agência bancária.

Seguindo as determinações do edital e, mediante apresentação de documentação comprobatória, candidatos de baixa renda poderão solicitar isenção da taxa. Os requerimentos deverão ser encaminhados nos dias 30 e 31 de maio.

Etapas de avaliação – O processo de avaliação dos inscritos no certame constará de:

As avaliações de conhecimentos serão realizadas em dois consecutivos, 17 e 18 de maio, das 10h às 14h. No primeiro dia de prova, o exame versará sobre conteúdos de Português e Inglês. Além disso, os candidatos farão a prova de redação. No dia seguinte, o exame terá itens de Matemática e Física.

A previsão é que os resultados finais sejam publicados um dia após a aplicação da última avaliação. A matrícula e início do curso de formação estão previstos para 27 de janeiro de 2020.