Edital Marinha: SAIU! 31 vagas para a Escola Naval!

Publicado em 16 de maio de 2019

Compartilhe!

A Marinha do Brasil está oferecendo um total de 31 vagas, para o Concurso Público de Admissão à Escola Naval (CPAEN), sendo dezenove vagas destinadas ao sexo masculino e doze para o sexo feminino. As inscrições começarão no dia 5 de junho de 2019 e irão até o dia 5 de julho de 2019, por meio do site oficial da Marinha ou presencialmente em um dos próprios postos da Marinha, a OREL – Organizações Responsáveis pela Execução Local. O valor de R$ 106,00 será cobrado como taxa de inscrição.

Escola Naval Brasileira é uma instituição de Ensino Superior da Marinha do Brasil que tem por objetivo formar mental e fisicamente jovens brasileiros que irão ocupar os postos iniciais das carreiras dos Oficiais dos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes da Marinha. Os cursos são realizados de modo diversificado, proporcionando habilitações de interesse militar-naval, dentro da área de Ciências Navais, tendo seu ensino estruturado em um Ciclo Escolar e um Ciclo Pós-Escolar.

O Ciclo Escolar, realizado pelo aluno na graduação de Aspirante, terá a duração de quatro anos letivos, para todos os cursos, sob regime de internato. Cada ano letivo compreenderá um Período de Verão e um Período Acadêmico.  Durante o período acadêmico serão realizadas as atividades de ensino, treinamento físico e formação militar-naval.

O regime de internato adotado permite o desenvolvimento de uma personalidade baseada em valores verdadeiros, elevado poder de reflexão, tempo e ambiente favorável para o Aspirante dedicar-se inteiramente à sua formação e alcançar o máximo desempenho de suas potencialidades. Ao final do Ciclo Escolar, prossegue-se a formação dos jovens, com o Ciclo Pós-Escolar, quando os Aspirantes passam à função de guarda-marinha.

Nesse Ciclo é ministrado fundamentalmente para o ensino profissional, com destaque para a aprendizagem prática e de instrução, conduzida em várias organizações militares e a bordo do Navio-Escola “BRASIL”.

Na viagem de instrução, aplica-se a teoria estudada e, paralelamente, incrementa-se a cultura geral do futuro Oficial, na medida em que os Guardas-Marinha têm a oportunidade de conhecer aspectos peculiares de vários países do mundo. Cabe ao jovem um único dever: inteira dedicação ao estudo e ao aprendizado técnico profissional, com seriedade, responsabilidade e respeito às tradições da Marinha do Brasil.

Já no período de verão serão realizados, respectivamente, o Estágio de Adaptação para os Aspirantes do 1º ano, o Estágio de Sobrevivência no Mar, o Estágio de Sobrevivência na Selva e outros para os Aspirantes do 2º ano e Viagens de Instrução para os Aspirantes do 3º ano.

Concurso Escola Naval 2019 – De acordo com o calendário oficial de concursos divulgado pela Marinha, o edital de abertura para o CPAEN publicado na ultima quinta feira (9). As provas escritas estão marcadas para a segunda quinzena de Agosto.

Para concorrer a uma das vagas é necessário preencher os seguintes requisitos:

Etapas do Concurso – O Concurso é constituído das seguintes etapas:

Eventos Complementares constituídos de: