Marinha abre 190 vagas para Novo Colégio Naval

Publicado em 16 de maio de 2019

Compartilhe!

A Marinha do Brasil está com novos concursos abertos de caráter nacional, oferecendo um total de 190 vagas, para o Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval (CPACN). As inscrições começaram dia 29 de abril de 2019 e irá até o dia 29 de maio de 2019, por meio do site oficial da Marinha ou presencialmente em um dos próprios postos da Marinha, a OREL – Organizações Responsáveis pela Execução Local. O valor de R$ 105,00 será cobrado como taxa de inscrição

Situado na cidade de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, o Colégio Naval possui o intuito de preparar jovens para o ingresso na Escola Naval, estabelecimento de ensino superior responsável por formar os oficiais da Marinha. Por este motivo, o curso no Colégio Naval é conhecido como Curso de Preparação de Aspirantes.

Durante os três anos de curso os alunos são considerados Praças Especiais, tornando-se aspirantes somente após ingresso na Escola Naval. No quinto ano na Escola Naval, que compreende Estágio e Viagem de Instrução, tornam-se Guarda-Marinha. No retorno ao Brasil passam a ocupar o posto de Segundo-Tenente.

Concurso Colégio Naval 2019 – De acordo com o calendário oficial de concursos divulgado pela Marinha, o edital para o CPACN publicado na segunda quinzena de abril. As provas escritas, primeira fase têm aplicação prevista para a primeira quinzena de agosto.

Para concorrer a uma das vagas é necessário preencher os seguintes requisitos:

Durante os três anos de realização do curso os alunos receberão a bolsa-auxílio de R$ 989,00 mais benefícios.

Etapas do Concurso – O Concurso é constituído das seguintes etapas:

Serão cobradas 20 questões de Matemática e 20 de Inglês na primeira fase. Já a segunda contará com 20 questões de Português, 12 de Estudos Sociais, 18 de Ciências e uma Redação. A redação valerá 100 pontos, e deverá possuir no mínimo 20 linhas e no máximo 30, sendo descontados cinco pontos por cada linha não preenchida, ou preenchidas em excesso.

Eventos Complementares constituídos de: